GVT presta mesmo?

Curto e grosso: PRESTA! Quero mais que Oi Velox, Net Já e os demais serviços de banda larga capengas e de preços abusivos daqui do ES se fodam! A velocidade oscila entre 7 e 9 megas durante o dia (pelo menos em minha residência) e bate nos 10 à noite. Estou baixando vários vídeos acima de 4 gb de uma vez (é difícil encontrar alguém com 10 megas pra me enviar, mas já encontrei e foi algo estúpido de rápido) e ainda me sobra banda para navegar com rapidez absurda ao mesmo tempo.

Custo-benefício: meus amigos, são 10 MEGAS por um preço mais barato que os ridículos 300kbps que a Velox me obrigava a engolir. A casa está caindo para a concorrência acomodada de outrora. Os péla-sacos de plantão vão alegar que você é obrigado a assinar também um pacote de telefonia fixa. Ora bolas, é a Anatel quem nos obriga a fazer isso e se você assinava o Velox, pode ter certeza de que não poderia adquiri-lo sozinho. Pago no total 123 reais por mês por 10 megas e 300 minutos de telefonia fixa. Na Oi, eram 150 reais incluindo 240 minutos de fixo, “banda larga” (aspas são necessárias) de 300kbps e provedor obrigatório. Pago 30 reais a menos por uma velocidade 30 vezes mais rápida. Os argumentos acabam por aqui.

*A promoção dos 10 megas era de 59,90 só a internet. Sem a promoção, que foi até julho, fica por 69,90. Ainda assim vale à pena.

Um porém: ah, sempre tem um porém, hahahahaha! Eles demoraram quase três meses para irem instalar em minha casa. Alegaram que a demanda estava muito alta, o que não duvido: somente no meu prédio, apenas três moradores de um total de 90 apartamentos não migraram para a GVT. Liguei várias vezes para a central em Curitiba reclamando, porque os atendentes locais eram péssimos, aliás como qualquer serviço prestado no ES. No mais, tudo instalado certinho, todos os pontos de telefone funcionando, portabilidade agilizada quase que de imediato, e o técnico ainda configurou meu roteador wireless.

A concorrência fica anunciando por aí que vai dar o troco, mas até onde sei eles nem têm tecnologia para isso (o cabeamento da Oi é aquele antigo da estatal Telest!). Portanto, se onde você mora possui cobertura da GVT, tá esperando o quê, cara-pálida?

PS: parece que estou fazendo propaganda gratuita da GVT, que eu trabalho para eles e tal. Pois faço propaganda sim de algo que julgo legal e que está trazendo uma concorrência inédita neste setor aqui na capixabolândia.

~ por kalunga76 em 11/08/2009.

6 Respostas to “GVT presta mesmo?”

  1. Cara, é imoral ter que aceitar usar internet a menos de 6 mbps hoje em dia. Me livrei da Oi Velox, me livrei (depois de 1 ano sendo roubado) da Tim, e agora estou com o 3G da Vivo. É caro, não atinge os 1 mbps prometidos, mas é estável e eu posso usar em qualquer lugar que vou, e olha eu ando por todo o NE.

    Gostei do novo blog. Manda bala ai que vou continuar acompanhando 🙂

    Abraços

  2. Fala Chantinon!

    Para você ver: a velocidade média da banda larga no Brasil é de 1 mega já há uns 3 anos (hoje, segundo um estudo divulgado recentemente, a média deveria ser de 5 megas), mas aqui no ES esta velocidade era luxo (pudera: pagar quase 200 reais por mês é pra poucos) até a GVT entrar de sola com preços competitivos e velocidades decentes.

    À medida que a tecnologia vai evoluindo, a largura da banda de internet tem de acompanhar o passo, pois em breve (acredito que já no começo de 2010) o conteúdo em alta definição será muito mais banal que hoje e o acesso ao mesmo tem de vir acompanhado de velocidades altas.

    Aqui no ES, infelizmente (e como sempre) a qualidade da conxão 3G é péssima. Sei disso porque na empresa onde trabalho já testamos tanto a Claro quanto a Vivo (a primeira é menos pior) e a conexão cai toda hora, a velocidade nunca passou de 500 kbps (o contrato é de 1 mega) e o pior: no caso da Claro, a conexão cai e não reconecta sozinha. Tranquilo se você tem um notebook, é só dar um clique e pronto. Mas aqui precisamos que seja automática pois o modem fica num ponto remoto que serve apenas p/ fazer o download de conteúdo e redistribuir para uma rede de TV indoor bem longe do meu escritório. Há solução para isso, mas o “suporte técnico” (aspas!) daqui é MUITO incompetente e simplesmente lava as mãos sem oferecer solução.

    O que eu quero dizer é que o Brasil precisa acordar para a evolução digital e derrubar monopólios que apenas emperram nosso crescimento neste setor, vide a obrigação de o consumidor ter de assinar plano casado de telefonia fixa + banda larga no caso da conexão ADSL – na prática, para garantir o monopólio das empresas que adquiriram as estatais telefônicas. Por aqui no ES, havia somente UMA operadora neste segmento (Oi/Velox) que nos fazia de otários há anos cobrando preços absurdos por velocidades ridículas e em total desacordo com o que a mesma operadora oferecia em outros Estados.

  3. Só para finalizar: quando a GVT foi fazer a portabilidade de meu número, a Oi me ligou no desespero tentando me manter com eles. Já fui logo cortando o assunto: “vocês me oferecem 1 mega por um preço 10 reais mais caro do que os 10 megas da GVT! A proposta de vocês continua ridícula! Além disso, a Oi simplesmente não tem velocidades maiores que 1 mega para oferecer aqui no ES!

    Daí que a atendente tentou o seguinte argumento: “mas o senhor REALMENTE precisa de uma velocidade tão alta assim em casa?

    Mandei-a à merda e desliguei o telefone.

  4. Vaca, eh possivel que eu volte pro Brasil ano que vem. E tenho pensado muito nos pros e contras dessa decisao.
    A falta de qualidade nos servicos prestados e a total falta de respeito ao consumidor estao entre as varias coisas que me desanimam.

    Ao ler o seu post tenho a impressao que a GVT eh quase uma revolucao e isso me deixa parcialmente feliz. Digo parcialmente pois apesar de ser um sinal claro de melhoria, o Brasil ainda esta a anos luz de prover um servico realmente bom e barato. Infelizmente.

    Para voce ter uma ideia do que digo, faz 4 anos que eu pago U$65 por uma conexao de fibra optica a 100Mbs (vc nao leu errado, eh CEM mesmo). Ha mais de 10 empresas competindo e provendo o mesmo servico na cidade. O resultado, alem da obvia queda no preco, e’ que o prazo maximo de instalacao eh de 2 semanas e geralmente ha pacotes promocionais no ato da assinatura que dao de 3 a 6 meses de uso gratuito.

    Parece piada, ne?

  5. Fala Gleidson!

    Parece piada MESMO, rsrsrsrsrs…

    Como eu descrevi no post e também nos comentários, a GVT promoveu sim uma pequena revolução no mercado de internet capixaba, pelo menos por onde sua cobertura abrange. A empresa fez um investimento inicial (parece que tem capital estrangeiro, li em algum lugar) razoável ao adquirir uma rede de fibra óptica novinha em folha que foi instalada em VV e Vitória. E colocou velocidades inéditas para o capixaba como os 10 megas que assino, que são mais baratos do que os ridículos 300kbps que a Velox me enfiava goela abaixo.

    Infelizmente, como vc pode ler em outro post deste blogg mesmo (“Vitória: Uma Ilha De Desenvolvimento”), qualidade na prestação de serviços é péssima, e naquele post citei apenas alguns poucos exemplos restritos ao setor de bares/restaurantes/padarias. Te digo que conto nos dedos de uma mão só – e sobrando dedos – quantos bares, restaurantes ou casas noturnas prestam um serviço minimamente razoável por aqui. Numa terra onde supermercados e lojas de shopping fecham aos domingos (padarias e farmácias estão indo na mesma tendência), vc não pode esperar muita coisa…

    TUDO aqui no ES é mal feito, do vendedor da loja de cuecas ao plano de saúde que vc paga. Por isso que a GVT rendeu mais que o dobro do que eles esperavam de demanda – no meu prédio mesmo, 90% dos moradores mudaram para a GVT, segundo meu síndico. Mas eu temo que a poeira baixe e o fantasma do capixabismo incorpore sobre a GVT, pois as demais operadoras até levaram um baque, mas a área de operação da GVT ainda é restrita (espero que o excelente retorno que tiveram se reflita em novos investimentos), e as mesmas operadoras antigas pouco ou nada fizeram para se adequarem a esta concorrência. E também precisaríamos de pelo menos mais uma ou duas empresas do mesmo nível chegando chutando o balde como a GVT fez, para que a mesma GVT não fique sozinha com seus 10 megas a R$ 59,90.

  6. Mas a GVT aqui em pernambuco é uma merda. Não funciona como promente e como as outras oscila muito. o fixo só tem enrolação e não temos os 10 mil minutos como prometido. axo que ela so funciona relamente nos 6 primeiros meses depois e pior que as outras.

Deixe um comentário